Naturalis

08 DEZ

A importância e os benefícios do Colágeno


Autor: Leonam Peaguda

 

O colágeno é uma importante proteína produzida pelo organismo desde o nascimento, mas que vai diminuindo a partir dos 30 anos, o que pode deixar a pele flácida e as cartilagens das articulações desgastadas.

 

Como primeira medida de prevenção, é importante ter uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos, principalmente musculação, que ajudam a minimizar os impactos do envelhecimento.

 

O uso de suplementos vitamínicos e minerais também contribui para a produção de colágeno tanto na pele como nas articulações. Porém vale ressaltar que o uso dos suplementos não funciona isoladamente, se a pessoa que toma o colágeno continuar estressada, fumando, tomando sol e comendo mal. A pele não ficará firme.

 

O colágeno também fortalece os tecidos, promove elasticidade e resistência à pele, além de beneficiar os músculos, tendões, ligamentos e vasos do corpo. Contribui bastante para o tratamento da osteoartrose, doença crônica e de lenta evolução, responsável por deixar 15% da população adulta do mundo incapacitada. Isso acontece porque há um desgaste da cartilagem articular e, consequentemente, alterações ósseas e rigidez e dor nas articulações.

 

A Sociedade Brasileira de Reumatologia reconhece os benefícios do colágeno para pacientes com artrose, já que a proteína pode melhorar a cartilagem dessas pessoas que estão, principalmente, na fase inicial da doença. Porém, o uso do suplemento é apenas um complemento ao tratamento e não pode ser usado isoladamente.

 

 

 

Fonte: Bem estar

NOTÍCIAS RELACIONADAS
© 2017 Todos os direitos reservados